ENQUADRO 5×5 ZN

ENQUADRO 5×5 EPISÓDIO 4 – ZONA NORTE

A partir de um cineclube chamado Escadão, os integrantes do coletivo Cagebê projetam em becos e vielas seu olhar pela cidade, como através de espelhos. Localizado no Jardim Peri Alto, no pé da Serra da Cantareira, esta população tem umas das melhores vistas da cidade, do outro lado da ponte e no alto da serra. Lá, muito longe, a guerrilha do cinema conta a história que somente eles podem contar: a própria.

Quem narra essas histórias é o “Professor” que sai do bairro, estuda, se forma professor e volta ao bairro para educar seus vizinhos. Cria o cineclube, um lugar fantástico no meio da Comunidade onde a trocade conhecimento é estabelecida.

Com a participação do grafiteiro Esbom Garoto, personagens que habitam as telas do cineclube ganham vida nas paredes dos becos e vielas do Peri Alto, onde a realidade e ficção narram o cotidiano de um bairro que é contemplado e ignorado ao mesmo tempo, Marias que sobem a ladeira ao som do pancadão que desce até o chão, pipas que cortam o horizonte paulista, castelos de tijolos que brigam com a lei da gravidade no alto dos montes.

Artistas e Coletivos protoganistas das intervenções urbanas:

Coletivo Cagebê

Esbom Garoto

Nomies

Iskor

Tinho

casadalapa

Anúncios